terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Meus preferidos de 2010 (Nacionais)

O fim do ano está aí e todo mundo começa a fazer suas listas, seja de compras, seja de metas para o próximo ano.
E como já é tradição, o Miscelânea preparou as suas próprias listas de melhores do ano, que começou com as revelações, no post anterior.
Agora chegou a vez da lista dos melhores álbuns nacionais de 2010, segundo o próprio critério de avaliação deste que vos escreve.
Esclareço que não pretendo rankear os álbuns por ordem de preferência, pois todos eles, em algum momento deste ano, conquistaram o título de o meu disco preferido da última semana.

Ciro Pessoa - Em dia com a rebeldia
O eterno ex-Titãs e ex-líder do Cabine C surpreendeu ao lançar seu segundo álbum solo, em um trabalho no qual Ciro traz à tona suas influências psicodélicas e sua poesia evoca imagens surreais. Um antídoto anti-caretice.
 

Lestics- Aos abutres
Olavo Rocha e Umberto Serpieri, ex-integrantes da banda paulistana Gianoukas Papoulas, chegam ao quarto disco, acompanhados por uma banda coesa, em mais um trabalho que transborda sensibilidade e belas melodias semi-acústicas.  Uma banda madura, que faz música para pessoas maduras.



Garotas Suecas - Escaldante banda

Depois de lançar dois EPs, finalmente a banda Garotas Suecas estréia em disco, em grande estilo, pelo selo Americano American Dust. Emanações tropicalistas, ecos de jovem guarda e a devida reverência aos mestres da black music brasileira, fazem de Escaldante Banda uma boa pedida para animar qualquer festa que se preze.
 

Apanhador Só - Apanhador Só
Uma grata surpresa essa banda gaúcha. Apesar das frequentes comparações com Los Hermanos, eles demonstraram muita personalidade em seu primeiro álbum, em belas canções adornadas por instrumentos percussivos inusitados, misturando ritmos que vão do rock, ao baião, da MPB setentista ao blues.


Tulipa Ruiz - Efêmera
 Essa cantora paulistana consegue se destacar dentre as trocentas cantoras que apareceram na nova safra da MPB, por ter lançado um disco em que dosa com maestria suas raízes emepebísticas com o pop, em canções de fácil assimilação, tocadas por uma banda que esbanja talento. Sem falar de sua belíssima voz, que encanta na primeira audição.


Cérebro Eletrônico - Deus e o Diabo no Liquidificador
 Depois de lançar o irretocável Pareço Moderno, o segundo trabalho de estúdio desta banda liderada pelo inquieto Tatá Aeroplano, havia um desafio enorme pela frente. Como manter o nível das composições, sem se tornar repetitivos? Mas a usina criativa do C.E. deu conta do recado e brindou os fãs com ótimas canções cheias de irreverência e até algumas mais dramáticas. 


Superguidis - Superguidis (terceirão)
Adicionar legenda

O quarteto gaúcho que foi injustamente acusado de ter amadurecido antes do tempo quando lançou seu segundo disco, voltou com um discaço, onde não economizaram nas guitarras cortantes, estabelecendo-se como um verdadeiro patrimônio do rock alternativo brasileiro. A produção de Phillipe Seabra (Plebe Rude) conferiu ao disco um padrão de qualidade internacional.


Mombojó - Amigo do tempo

 Os pernambucanos mais paulistanos do Brasil conquistaram uma grande projeção no cenário da música independente com esse terceiro disco e foram convidados para tocar nos dois maiores festivais deste ano (SWU e Planeta Terra). Todo lirismo da banda é envolto por uma base instrumental consistente e apesar de suas referências musicais apontarem para o passado, tudo aqui soa bem contemporâneo.

Um comentário: