segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ouça Escaldante Banda, o 1º álbum do Garotas Suecas


Depois de gravar dois EPs, finalmente o primeiro álbum cheio da banda paulista Garotas Suecas está prestes a ser lançado.

O selo norte-americano American Dust aposta suas fichas no grupo e lançará no dia 07 de setembro o aguardado début deles, intitulado Escaldante banda.

Por aqui, o dito cujo vai ganhar edição em CD e Vinil apenas em 11 de outubro, quando a banda estará de volta de sua segunda turnê pelos States, onde já tem 26 shows agendados, em pequenos bares e clubes e até em um grande Festival (Bumbershoot em Seattle).

Como aperitivo, o álbum já foi disponibilizado para audição no site da NPR, uma rádio pública dos Estados Unidos, que apresentou a banda aos ouvintes assim:  "Como artesãos experientes, os Garotas Suecas costuram precisamente diferentes camadas musicais".

São 10 faixas deliciosamente temperadas com o que há de melhor na cozinha musical brasileira dos anos 60 e 70: Tropicalismo, Jovem Guarda, Samba à la Benjor e Funk/Soul inspirados em Tim Maia. Aí nem os gringos resistem à tentação de cair na dança.

Mas não vá pensando que a aura retrô que permeia todo o disco o deixa soando datado. A banda reverencia seus mestres, criando canções que exalam um frescor pop como há tempos não se ouvia no rock nacional.

Impossível destacar uma ou outra música. É para ouvir o disco inteiro na sequência e no final acionar o play novamente.

Nesta quarta-feira, 01 de setembro, estréia o site www.bandagarotassuecas.com.br e tudo vai estar lá, liberado para audição em streaming ou download gratuito de todas as músicas gravadas.

Apesar da arte da capa ser de gosto duvidoso, desde já, Escaldante Banda é um sério candidato a melhor disco nacional do ano.

Um comentário:

  1. eae tadeu, Bl!!
    cara, curti muito seu blog, ouvi a radio achei bem legal TB, ja fui la no cidadão do mundo, lugar maravilhoso, fui numa feira de zines, Q rolo ai..
    da uma olhada no meu blog, é o nanquin beat

    abraço!

    ResponderExcluir