segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Miscelânea Pop ganha matéria no Jornal ABCD Maior

Foi publicada uma matéria sobre o Programa Miscelânea Pop no Jornal ABCD Maior, o que é motivo de muito orgulho para nós (Tadeu e Vini), que sempre procuramos fazer o programa despretensiosamente, apenas pelo prazer de falar sobre as coisas que nós gostamos.
Ainda bem que mais gente gostou da idéia e tem nos acompanhado, agradecemos a todo mundo que tem nos dado a maior força.
Outra novidade é que desde a última sexta-feira (06/08/10) o Miscelânea Pop e O Som da Kombi 73, do nosso chapa Claudio Cox, também podem ser ouvidos no site do Jornal ABCD Maior, sendo atualizados sempre às sextas-feiras, numa parceria que nos fará alcançar um novo público e aumentar ainda mais a nossa rede de amigos ouvintes.
Abaixo segue o texto que foi publicado na edição de 06 a 09/08/10.

Por Marina Bastos (ABCDMaior)

Separe um punhado de punk rock, uma pitada de samba, anuncie bons filmes e reserve. Junte dicas de histórias em quadrinhos e livros. Misture tudo e convide uma banda para incrementar. Sua Miscelânea Pop está pronta. A receita é de Marcos Tadeu Alcaide e Vinicius Marchette.
O que antes era um blog de variedades culturais tornou-se um programa de rádio depois que Marcos Tadeu participou de uma oficina de web rádio no Cidadão do Mundo, centro cultural de São Caetano, onde hoje são feitas as gravações. “Eu lia sobre assuntos que gostava em blogs separados, resolvi juntar tudo em um só e fazer a versão radiofônica”, conta Tadeu.
Tadeu e Vini, como são chamados, têm as costas quentes. O técnico Cláudio Pajé acompanha toda produção. Entre uma equalizada e outra, Pajé dá seus palpites e a coisa vai tomando forma. Tudo muito espontâneo, e eles fazem questão de preservar inclusive as trapalhadas na hora de editar o programa. “A edição é apenas para acrescentar dinamismo e tirar as pausas. Apesar de o programa ser gravado, queremos que as pessoas se sintam próximas do que estão ouvindo”, diz Tadeu.
O formato é podcast, o que significa que o programa é gravado e o arquivo fica à disposição no blog (miscelaneapop.blogspot.com) para que o interessado em se alimentar de boas ideias e boa música tenha acesso a hora que quiser. Liberdade que só a internet oferece. Isso poderia soar como comercial no intervalo da novela das oito, mas basta escutar o programa para ter certeza que estamos bem distantes do comercial, superficial, do óbvio.
Vinicius é chegado no “from hell”. No seu repertório entram heavy metal, pós punk dos anos 1980, hip hop, hardcore. Tadeu dá a cara indie ao programa, indo do rock alternativo ao melódico. Mas há espaço para todos, de lançamentos da MPB, bandas do ABCD ou clássicos brasileiros das antigas.
“Gosto de colocar Joy Division, que é pós punk; Slayer, metal; e Beasty Boys, que é hip hop. Eu e o Tadeu compartilhamos o gosto por David Bowie, Mudhoney, que é um grunge bem pesado e até eletrônico, como Moby. Brasileiros também entram no nosso set list, como Nação Zumbi”, diz Vini, descrevendo a miscelânea.
A Kombi - Pelos caminhos alternativos da cultura vai também a Kombi 73, dirigida por Cláudio Cox. O “Som da Kombi 73” surgiu como blog (osomdakombi73.blogspot.com) há cerca de três anos e, de acordo com seu motorista, Cox, o conceito é de garimpo de rock de garagem ao redor do mundo. “A ideia era transcender o eixo Estados Unidos e Inglaterra e explorar outras culturas”, disse.
O esquema passou a ser de podcast há um ano, e à musica “around the world” foram adicionadas dicas de cinema, biografias e curiosidades. No banco do passageiro da Kombi está Lovely Rita, mulher de Cox e apresentadora do programa desde que fez especial de dia das mulheres e tomou gosto pela coisa.
O novo canal - Os dois programas, Miscelânea Pop e Som da Kombi 73, estarão disponíveis no site do ABCD MAIOR a partir desta sexta-feira (06/08) e serão atualizados semanalmente. Este é o início da parceria do veículo com um movimento cultural expressivo que prima pela valorização artística e pela democracia de estilos e histórias. Leitores terão oportunidade de conhecer mais sobre música, cinema, literatura e, de quebra, se aproximar da maior identidade de uma região, que é a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário