segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Porcas Borboletas "A passeio" pelo mundo virtual


A passeio” é o nome do segundo disco da banda Porcas Borboletas, lançado pelo selo virtual CompactoRec, e está disponível para download gratuito.
Se o disco de estréia “Um carinho com os dentes” (2005) foi bastante elogiado pela crítica especializada e impulsionou a banda a participar dos principais festivais de música independente do país, deixou uma dúvida: O que eles poderiam aprontar para se superarem na famosa prova do segundo disco?
Parece que esse sexteto mineiro de Uberlândia não se deixou intimidar pelo grande desafio e produziu outro trabalho bem versátil, transitando livremente entre o Rock nacional oitentista e a MPB, evidenciando sua sintonia com o movimento cultural que ficou conhecido como “Vanguarda paulistana”.
Com muita personalidade, mesclam referências tão díspares, que remetem aos primórdios dos Titãs, recriam climas tensos e urgentes da Patife Band, emulam o mestre Itamar Assumpção e conseguem soar como um Chico Buarque nefasto.
Aliás, a versatilidade da banda não se limita apenas ao território da música, mas também na literatura, poesia e teatro. Quem já teve a oportunidade de conferir uma apresentação ao vivo deles, sabe bem a baderna cultural que eles promovem no palco, em performances eletrizantes e cômicas.
E nestas incursões pelo mundo das artes, eles tiveram a oportunidade de conseguir participações especiais no disco, como da escritora Clarah Averbuck, que escreveu a letra de “Menos” e o livro que deu origem ao longa metragem “Nome próprio”, dirigido por Murilo Sales, premiado como melhor filme no festival de cinema de Gramado, tendo como trilha sonora a música homônima composta pela banda.
Arrigo Barnabé faz a voz de um cafetão filhinho de papai em “Super Herói Playboy”, que ainda traz Júnio Barreto no vocal e a atriz Leandra Leal interpretando uma prostituta.
Para apurar o caldo sonoro, Simone Sou faz a percussão em algumas faixas, Bocato toca seu trombone em “Estrela decadente” e Paulo Barnabé (Patife Band) toca piano elétrico em “O Rato”.
Mas as canções mais marcantes do álbum são as MPBísticas Tem gente”, “Beijo Menta” , “Sinto muito” e a faixa título, que reserva uma bela poesia sobre uma base instrumental etérea, num raro momento contemplativo da banda.
Ora soando debochados, ora surpreendendo com o lirismo de suas letras, o Porcas Borboletas se mostra uma banda diferenciada, com um trabalho bem consistente, que pode desagradar aos puristas do Rock ou da MPB, mas certamente vai agradar em cheio quem aprecia uma boa música e não pauta seu gosto por estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário