sexta-feira, 22 de julho de 2011

Poucas Trancas acerta ao combinar rock com MPB em seu 3º álbum

Box traz CD de inéditas e DVD com shows da banda
No terceiro álbum da banda Poucas Trancas, intitulado Pare! Olhe! Escute!, fica nítida a evolução deste quarteto de Santo André, que volta à sua formação original, com Rodrigo Regis (voz, teclado, sintetizador e violão), Leandro Sant´Ana (baixo e voz), Tiago Silva (guitarra) e João Frandom (bateria e percussão).
Não há como evitar o termo amadurecimento, que neste caso está mais relacionado à consistência das novas composições do que com a velha idéia de que amadurecer signifique tornar-se mais sério, mais confessional e perder aquela energia juvenil, um sintoma que acomete muitas bandas em determinada fase de suas carreiras.
A irreverência e a inventividade sempre foram marca registrada da banda, que aqui parece estar totalmente à vontade, sem receio de deixar transparecer suas maiores influências, em canções que carregam no DNA traços genéticos de Mutantes, Secos & Molhados, Raulzito e muitos outros artistas da MPB setentista, porém com muita qualidade autoral e personalidade.
A introdução da faixa título tem forte semelhança com o The Who, da fase Who’s next, iniciando com uma programação de sintetizador e viradas de bateria no melhor estilo Keith Moon, para logo em seguida adquirir contornos mais abrasileirados, soando como o seminal Tutti-Frutti, banda que acompanhou a roqueira Rita Lee em sua época áurea.
E o rock predomina nas faixas seguintes, como em Ponto de Vista, que tem um poderoso um riff de guitarra e uma melodia envolvente, e na frenética Antes que eu me esqueça, ambas em clima de total descontração, repletas de versos irônicos, mas sem deixar de fazer críticas bem humoradas à sociedade moderna.
A letra de Avenida do Estado (confira no vídeo abaixo), uma das melhores do álbum, é uma divertida crônica sobre os contrastes de uma das vias mais movimentadas do ABC paulista, e tem um dos versos mais bem sacados do disco “Me esgoto com esse cheiro de esgoto/ Na pista overdose de concreto/ e liga com asfalto o ABC ao resto do alfabeto”. 
Vale destacar também as ótimas Antes tarde e Obama ama obá, que trazem à tona a baianidade intrínseca na identidade musical da banda, mantendo o alto astral e evidenciando toda a versatilidade dos rapazes, que parecem não reconhecer as fronteiras entre o rock e a MPB, qualidade que herdaram de seus ídolos tropicalistas.
Apesar de ter apenas 8 faixas, mais uma vinheta de encerramento, a combinação de três elementos fundamentais, como criatividade, talento e bom humor, desde já, faz deste álbum um forte nome a figurar nas listas de melhores lançamentos do ano (ao menos neste blog já tem lugar garantido!).
Além do CD de inéditas, o Box de Pare! Olhe! Escute! traz ainda um DVD com registros da banda ao vivo, em apresentações no II Festival da cultura industrial (2010) e na Virada Paulista (2011).
E você pode conferir tudo isso ao vivo, no show de lançamento que vai rolar dia 29/07, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, com participações especiais de Edvaldo Santana e Claudinho Brasil.
Quer assistir este show na faixa? Então deixe uma mensagem nos comentários deste post até 25/07, dizendo por que você quer ir. Não esqueça de deixar seu nome completo e e-mail para contato. O autor da frase mais criativa vai levar um par de ingressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário