terça-feira, 27 de abril de 2010

Ciro Pessoa volta "em dia com a rebeldia"


Muita gente pode não conhecer Ciro Pessoa, mas com certeza já ouviu algumas músicas de sua autoria que foram sucesso com a sua famosa ex-banda, os Titãs, como por exemplo “Sonífera Ilha” e “Homem primata”, apenas para citar as mais conhecidas.
No entanto, Ciro preferiu trilhar o caminho do underground em vez de acompanhar a carreira dos Titãs, que decolava rumo ao estrelato. Foi líder da cultuada banda Cabine C, cujo disco “Fósforos de Oxford” que foi produzido e lançado em 1986 pelo selo da banda RPM, é considerado um marco do pós-punk tupiniquim.
Depois de passar muito tempo sem gravar, em 2003 lançou seu primeiro trabalho em carreira solo, intitulado “No Meio da Chuva Eu Grito Help”, com produção de Apollo 9 e editado pelo selo inglês Voice Print.
Somente agora, sete anos depois, Ciro volta com um novo álbum, “Em dia com a rebeldia”, onde se arrisca a mergulhar de cabeça na psicodelia, em músicas que emanam texturas sonoras e climas Sydbarretianos, enquanto suas letras remetem à imagens dos quadros surreais de Salvador Dali, criando formas caleidoscópicas que mudam de tons e se modificam a cada nova faixa.
Novamente a produção ficou nas mãos de Apollo 9, que também toca as guitarras e teclados, enquanto que para a cozinha, Ciro recrutou os Forgotten Boys Flavio Cavichioli (bateria) e Zé Mazzei (baixo), injetando rock’n’roll na viagem transcendental.
Os títulos de algumas faixas como “Minha mulher ampulheta”, “Girando na órbita zen”, “As formigas estão vendo tudo”, “Praia de marfim” traduzem bem esta imersão do artista no universo psicosurreal, resultado de sua trip em Barcelona, o epicentro do movimento Surrealista, para pesquisar em livrarias e contemplar obras nos museus da cidade, sob a inspiração da atmosfera catalã.
No dia 1º de maio será o show de lançamento no Auditório Ibirapuera. É uma ótima oportunidade de conferir ao vivo as belas e loucas canções de Ciro. Nestes tempos em que a caretice tomou conta do Rock, “Em dia com a Rebeldia” veio para subverter a ordem das coisas e evidenciar o potencial criativo do ex-Titã mais ousado, que não tem medo de se arriscar nem de se manter na marginalidade.
Isso que é ficar em dia com a rebeldia.
O álbum foi disponibilizado na íntegra para audição em streaming no site ReberbNation

10 comentários:

  1. Ademar Centero Callado27 de abril de 2010 às 22:11

    É um puta som louco mesmo! Mas loucura com luz, difícil definir o que vem a ser este petardo cósmico psicosurealista chamado Em dia com a rebeldia. Escutem e tentem definir!
    Valeu pelo toque Tadeu!

    ResponderExcluir
  2. é muito legal mesmo...bem louco...valeu.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de escutar e é simplesmente maravilhoso, genial, surpreendente e, de fato, muito louco o trabalho novo do Ciro. Eu ricomendo!!!

    ResponderExcluir
  4. Vi o show, ouvi o disco : do cacete!!!!. O cara subverteu tudo, tanto no show quanto no disco. Estou em sublime estado de choque...

    ResponderExcluir
  5. e pensar que este cara inventou os titãs...inacreditável!

    ResponderExcluir
  6. Sempre bom ouvir o velho Ciro!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida são elementos fortes que compõem a sonoridade desse show, o espaço é transformado em projeções, luz que transforma a persepção em impulsos elétricos, encontram-se insetos e outros animais similares, da água, do sol...A vivência pode ser definida numa classe gramatical de INSTIGANTE: Adjetivo que separando as sílabas ficaria: INS-TI-GAN-TE,possui 10 letras, as vogais são a e i e as seguintes consoantes: g n s t. INSTIGANTE escrita ao contrário ficaria: ETNAGITSNI, por tanto apreciem com'ou'100'moderação!"!!

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida são elementos fortes que compõem a sonoridade desse show, o espaço é transformado em projeções, luz que transforma a persepção em impulsos elétricos, encontram-se insetos e outros animais similares, da água, do sol...A vivência pode ser definida numa classe gramatical de INSTIGANTE: Adjetivo que separando as sílabas ficaria: INS-TI-GAN-TE,possui 10 letras, as vogais são a e i e as seguintes consoantes: g n s t. INSTIGANTE escrita ao contrário ficaria: ETNAGITSNI, por tanto apreciem com'ou'100'moderação!"!!

    ResponderExcluir
  9. Ouvi há meia hora atrás, ao vivo no programa do Roni Von, Todo Seu, uma das músicas enquanto zappeava pelos canais, tem um certo ar de Pink Floyd anos 60, legal demais!!! Também recomendo.

    ResponderExcluir
  10. Eu também vi o Ciro no programa do Roni : demais!!!

    ResponderExcluir