terça-feira, 19 de maio de 2009

O gibi da discórdia nas escolas do Estado de SP


Como foi noticiado hoje na grande mídia, as escolas do ensino fundamental do Estado de São Paulo estão recolhendo todos os exemplares do livro “Dez na área, um na banheira e nenhum no gol”, uma compilação de 11 histórias em quadrinhos escritas e ilustradas por vários cartunistas brasileiros, publicada pela Via Lettera Editora.
Nada de errado com a publicação, que é antes de tudo, uma homenagem à maior paixão brasileira: O futebol. E o tema, é tratado com o humor tipicamente brasileiro, ou seja, na maior esculhambação.
O problema é que algum desatento da Secretaria de Educação não percebeu que esse tipo de leitura não seria recomendada para crianças que estão cursando a terceira série. E o Governo do Estado comprou nada menos que 1216 exemplares dessa publicação e distribuiu nas escolas, em um programa de incentivo à leitura.
O Governador José Serra foi ao SPTV, dizer que o responsável será punido, que achou o livro de “extremo mau gosto”, dizendo que o conteúdo é inadequado e que isso é muito mais grave do que o caso dos livros de Geografia das sextas séries, que tiveram mapas impressos com dois Paraguais.
Fica aqui a sugestão para que o Governo altere a indicação de faixa etária desta HQ, que seria mais apropriada para estudantes do ensino médio.
Posso garantir que a “linguagem chula” das historinhas, tão depreciada pelo Governador na entrevista, faz parte do vocabulário da maioria dos jovens do ensino médio, que usam termos muito mais cabeludos do que os encontrados na referida obra.
Quanto ao (ir)responsável pela compra destes livros, isso demonstra apenas o seu despreparo para exercer a função que foi atribuída a ele, além do descaso com que a Educação pública tem sido tratada pelos governantes, com tantas outras irregularidades envolvendo desvio de merenda escolar, fraudes em licitações e outras maracutaias que não estão no Gibi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário