sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mito ou verdade? Dark side of the moon x O Mágico de Oz

Algum desocupado um belo dia colocou o filme O mágico de Oz para assistir e deixou rolando o disco Dark side of the moon do Pink Floyd ao fundo...
O resultado é que que se formou uma lenda em torno dessa incrível coincidência. Há até quem diga que o clássico disco foi criado como a trilha sonora secreta para o filme, mas que permaneceu em segredo durante anos.
Somente agora eu baixei a versão editada do filme com o Dark Side rolando no áudio e constatei que em algumas cenas, realmente há uma sincronia quase perfeita com a música.
Uma das sincronias mais impressionantes acontece quando um tornado varre a vila onde vive a jovem Dorothy e leva sua casa, enquanto rola “The great gig in the sky”, parecendo até que é um vídeo clipe da música.


Outra incrível coincidência é quando toca Money e o filme fica colorido (e consequentemente mais caro), exatamente no mesmo instante em que Dorothy abre a porta da casa quando acaba o tornado é que a música se inicia, e o cenário surge cheio de cores, como se fosse uma analogia ao poder do dinheiro em transformar todas as coisas no mundo.


Em certas partes do filme, as letras das músicas parecem até fazer sentido. Em um trecho de Time que diz “...um dia você descobre que 10 anos ficaram para trás e ninguém te disse a hora de correr”, Dorothy pega as malas e vai embora de casa pela estrada, com seu cachorro.
Ainda em Time , ela encontra uma placa que anuncia os serviços do vidente Professor Marvel, com a frase “Deixe-o ver seu passado, presente e futuro”, onde a idéia tem relacionamento com o título da música (Tempo).
É óbvio que a duração do disco é menor do que a do filme. No momento em que acaba a última música, colocamos novamente na primeira música e recomeça tudo outra vez.
Daí em diante, fica cada vez menos freqüente as cenas que casam em perfeição com as canções, tendo de prestar mais atenção em vários detalhes para perceber melhor.
Vou deixar aqui apenas estes dois vídeos, que contém os principais trechos sincronizados e tirem suas próprias conclusões se a banda realmente teve a intenção ou se tudo não passa de uma incrível coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário