Muito apropriado o título do segundo álbum da banda norte-americana Black Joe Lewis & the Honeybears: Scandalous.
Natural do Texas, a banda começou a tocar em 2007, influenciados por artistas do Blues e R&B e da autêntica Soul Music, tendo se destacado no Festival SXSW de 2009, onde foi apontada como uma das 10 bandas que "arrebentaram" no evento.
E não é para menos; Em suas apresentações energéticas, os músicos passeiam com muita propriedade entre o rock, o blues, o soul. James Brown, Howlin Wolf, Sly & The Family Stone, mais um punhado de boas influências podem ser facilmente percebidas na música deles, fazendo deste disco um dos grandes lançamentos de 2011.
Impossível ficar indiferente quando o play é acionado e "Livin' in the Jungle" dá as boas vindas, cativando o ouvinte logo na primeira audição, com um naipe de metais pontuando a música e o vocal preciso de Black Joe Lewis que entrega toda sua devoção aos mestres da música negra americana.
Em seguida vem "I'm gonna leave you", uma bluseira de muita categoria, mais uma vez evidenciando o ótimo vocal, evocando os velhos mestres do Blues, como John Lee Hooker e Howlin Wolf.
"Dirty Boots" (ouça no player abaixo) eleva o clima festeiro, sendo um dos pontos altos do disco. Sua levada guarda alguma semelhança com "Land of 1000 dances" de Wilson Picket, ou seja, pura diversão.
Outros bons momentos de Scandalous estão em "Black Snake", "She's so scandalous", "Mustang Ranch", Messin' (um blues que lembra os Stones dos primórdios), e a ótima "You been Lyin", com participação especial do grupo vocal The Relatives, num contagiante cruzamento de rock com soul music.
Um belo trabalho, recheado com ótimas músicas, que vem fortalecer a nova cena de artistas que estão promovendo um interessante revival da música negra que sacudiu os Estados Unidos e o mundo nas décadas de 60 e 70. Recomendadíssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário