terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cena Musical Independente - Eu fui!


Pois é, não sei se foi por causa do Enem, mas tinha pouca gente no Cena Musical Independente, que rolou neste sábado e domingo.
Parecia que tinha mais pessoas das bandas que iriam tocar do que propriamente do público...Azar de quem não foi, pois os shows foram muito bons, o som estava ótimo e a organização estava tão pontual, que os shows até aconteceram antes do horário previsto.
Inacreditável, nunca vi isso acontecer em festival algum, o normal é sempre ter um pequeno atraso, mas tinha banda entrando 20 minutos antes do horário.
Por conta disso, acabei perdendo metade do show de Rafael Castro e os Monumentais no sábado, mas o que eu consegui ver me agradou bastante, o cara é um novo fenômeno da música independente, compositor de mão cheia e dono de um vozeirão impressionante, além é claro, de toda sua irreverência.
Fui bater um papo com ele depois, num momento de tietagem, e ele se revelou muito gente fina, estava lá numa relax, numa tranquila, numa boa, esperando para ver o Instituto mandar ver com o repertório do conceitual álbum Racional do mestre Tim Maia.


Já tinha visto o Instituto no Festival Planeta Terra de 2007 e neste não foi diferente: Vários convidados (Carlos Dafé, Thalma de Freitas, B Negão, Fernando Catatau entre outros).
O público participou o tempo todo, cantando junto com a banda e celebrando a grande obra do nosso maior Soulman.
No domingão, cheguei no finalzinho do show de Tulipa Ruiz, que me surpreendeu com um show bastante competente, uma banda bastante entrosada, sem falar na sua bela voz. Vi pouco, foram apenas 3 músicas, mas foi o bastante para me instigar a assistir novamente um show inteiro dela.
Logo encontrei o grande Kid Vinil, que estava apresentando o evento. Admito que ele é o meu guru musical, desde muito tempo é uma grande referência para mim e também não resisti e tirei uma foto com ele, que foi bastante atencioso e ainda trocamos algumas figurinhas.

Daí veio a maior decepção do dia: O show do Júpiter Maçã foi extremamente morno, tecnicamente perfeito, mas tirando a meia dúzia de Freaks que curtiam em frente ao palco, a apatia do restante das pessoas durante o show foi desanimadora.
Luis Thunderbird estava perfeito no baixo, Astronauta Pinguim pilotou seu sintetizador e mini moog com maestria, Júpiter estava sóbrio, cantou bem, mas faltou algo...
Acho que é o tipo de show que não funciona para assistir de dia, ainda mais numa tarde cinzenta de domingo, após um farto almoço e de cara limpa, sóbrio demais para curtir aquelas músicas loucas.
Em seguida veio o Garotas Suecas, com um show bastante animado, botando os poucos presentes para chacoalhar o esqueleto ao seu Rock'n'Soul tropicalista.
Bom, fico devendo os outros shows, pois não pude ficar para ver todos, mas no geral valeu a pena ter ido, mesmo que seja para constatar que a música independente está muito bem representada, mas que há algo errado com essa falta de público num evento gratuito, com tantas boas atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário