quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Boddah Diciro lança Strange - Um disco de estréia vigoroso e enigmático



O lançamento de outubro da Compacto Rec é “Strange”, o debut do quarteto Boddah Diciro, formado por Sam (Guitarra e Voz), Beto (Guitarra e Voz), Dídia (Bateria) e Dan (Baixo), uma grata surpresa natural da cidade de Palmas (TO)
Talvez o que torne esse álbum surpreendente, é a falta de referências da cena local (se é que ela existe), o que não nos deixa criar expectativas, podendo se esperar qualquer coisa de uma banda vinda da capital tocantinense... Qualquer coisa, menos aquilo o que ouvimos quando o play é acionado.
Passada a estranheza inicial, logo nos deixamos seduzir por uma curiosidade meio mórbida por aquilo que ainda não somos capazes de compreender, mas que nos exerce um fascínio inexplicável, como um enigma a ser desvendado.
É na faixa título que o Boddah deixa sua carta de intenções. Strange é o fio condutor que permeia toda a concepção conceitual do disco. Uma canção entorpecida, com vocal arrastado, climas etéreos que lhe conferem uma aura de mistério.
Na sequência vem “Blaming You”, que reverencia a estética grunge, com ecos de Alice in Chains e Hole, começando meio preguiçosa e lentamente vai se encorpando e sendo entrecortada por espasmos de guitarras dilacerantes.
Mas a sonoridade da banda não se limita somente às reminiscências da onda que eclodiu em Seattle nos anos 90, vai bem além disso... Numa audição mais atenta no decorrer de Strange, pode-se identificar outras referências mais subliminares, que vão de PJ Harvey a My Bloody Valentine.
A dualidade está inerente no trabalho do Boddah: Alternam vocais masculinos e femininos ; Suas canções oscilam entre a calmaria quase hipnótica e momentos mais tensos, beirando o desespero; Algumas músicas são cantadas em português e outras em inglês.
Enfim, um disco belo e intrigante, difícil no começo, exige um pouco de esforço dos ouvintes mais desavisados, mas que é recompensado no final.
Strange foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Rocklab, em Goiânia, produzido por Gustavo Vazquez, Luís Maldonalle e pela própria banda, que foi contemplada com o patrocínio do Município de Palmas, obtido através de Edital Público Pra Cultura 2008, o que viabilizou uma produção caprichada, com distribuição da Fósforo Cultural e Fora do Eixo Discos, podendo ser baixado de graça no site do selo virtual Compato Rec (clique no banner que está no topo da página).
A arte do encarte merece uma menção à parte. Poucos grupos estreantes tiveram um cuidado tão grande com a parte gráfica, uma verdadeira obra de arte, assinada por Bicicleta Sem Freio (Goiânia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário