quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atrações imperdíveis da Virada Cultural


É, não sei se nesse ano vou ter pique para acompanhar a maratona de shows da 5ª edição da Virada Cultural.
No ano passado bem que eu tentei, mas o máximo que eu consegui foi ficar das 19h até as 2h da madruga.
Não é fácil... Vários shows legais acontecendo simultaneamente, gente se deslocando de um palco para outro, as ruas do centro numa agitação espetacular, tanto de dia como à noite.
Bom, se fosse para eu escolher os shows que não gostaria de perder na virada desse ano, faria um esquema mais ou menos assim:

1) Novos Baianos - 03/05/09 - 15h - Palco na Av. São João - Oportunidade rara de rever esses caras juntos num palco: Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Jorge Gomes. Para mim, a segunda volta mais esperada da música brasileira (a primeira foi a dos Mutantes). Chance única de ouvir clássicos como "Ferro na boneca", "Besta é tu", "A menina dança", "Preta Pretinha", "Brasil pandeiro" entre outros clássicos absolutos do híbrido de MPB com o Rock.

2) Joelho de Porco - 02/05/09 - 22:40 - Palco República - Outra reunião muito aguardada dos velhos roqueiros, dessa cultuada banda tipicamente paulistana. Diversão garantida em pérolas do rock brasileiro, como "Rapé", "Mardito fiapo de manga", "México lindo", e uma bela homenagem ao centro velho de São Paulo em "São Paulo by day".

3) Instituto e convidados - Tributo a Tim Maia Racional - 03/05/09 - 3h (da madrugada)- Palco Av. São João - Tive a oportunidade de ver esse show no festival do Planeta Terra, e posso dizer que emocionante é pouco para descrever a sensação de ouvir ao vivo aquelas canções imortalizadas por Tim Maia, em sua fase mais espiritualista, quando gravou Racional - Vol. 1 e 2.
Convidados ilustres como B Negão, Thalma de Freitas, Carlos Dafé e mais um time com mais de 10 músicos no palco, fazem uma celebração à altura do grande mestre da Soul Music brasileira. Pena que o horário não ajuda...

4)Tutti Frutti - Show do álbum Fruto Proibido (1975) - 02/05/09 - 19h - Teatro Municipal - Um disco excelente da primeira até a última faixa, tocado na íntegra, na mesma sequência em que foi lançado. Seria o show perfeito se não fosse por um detalhe: Não terá a participação da Rita Lee, a cantora, compositora que gravou essa maravilha.

5) Raulzito e os Panteras - 02/05/09 - 18:15 - Palco Estação da Luz - O palco da estação da luz vai ser exclusivo para homenagear o rei do rock brasileiro: Raul Seixas. Será mais de 24 horas com várias bandas tocando exclusivamente o repertório do roqueiro baiano e para abrir, terá um show histórico, com aquela que foi a primeira banda do Raulzito: Os Panteras.

6) Nação Zumbi - 03/05/09 - 12h - Palco República - Com certeza, o melhor show de uma banda ainda em atividade no Brasil. A Nação Zumbi é sempre certeza de um bom show, nunca decepciona. Vá sem medo de ser feliz.

Bom, há várias outras bandas bem legais, que eu tive a oportunidade de assistir ao vivo várias vezes, e somente por isso não colocaria na minha lista de imperdíveis (até mesmo pelo horário em que vão tocar), mas recomendo para quem quiser conferir: Macaco Bong, Vanguart, MQN, Matanza, Violeta de Outono e Cordel do Fogo Encantado.
.

Para ver a programação completa da Virada Cultural 2009, clique aqui

2 comentários:

  1. Ei queridão! Eu sei que não é da sua pegada, mas eu acho que Beto Guedes no Teatro Municipal vai ser coisa fina! Beijos e já alterei o link no Menina. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pra quem gosta do mineirinho ripongo, vai ser demais, mesmo...
    Eu, sinceramente, não curto o trabalho dele.
    Quanto aos Novos baianos, uma correção: Nem o Moraes Moreira e nem o Pepeu Gomes irão participar dessa reunião...Já não considero mais um show imperdível.
    Recomendo também o show do Garotas Suecas, com o Vanguart no Teatro do Sesi (Av. Paulista),no sábado às 23h.

    ResponderExcluir