quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tulipa estréia em grande estilo com Efêmera

É muita responsa escrever sobre Efêmera, o álbum de estréia de Tulipa Ruiz, talvez por ser um dos lançamentos mais aguardados e instigantes do ano.
Tulipa é uma cantora bem conhecida na badalada cena paulistana, sempre presente em shows de outros artistas, em participações em que fatalmente acaba roubando a cena, muito por conta de seu carisma e, é claro, por sua voz encantadora.
Ela consegue fazer o que bem quer com sua voz, mas ao contrário da maioria das novas cantoras aspirantes a “diva”, que proliferaram na música brasileira ultimamente, canta sem afetações, sem apelar a malabarismos vocais para querer impressionar, deixando que seu belo timbre de voz flua com naturalidade, priorizando a canção.
O resultado é uma agradável experiência musical, em 11 faixas que exalam um frescor pop com canções de fácil assimilação, embora bem estruturadas, com arranjos elaborados e referências tropicalistas, sem soar retrô, graças à produção de Gustavo Ruiz, que imprimiu uma sonoridade contemporânea ao disco.
“Efêmera” é a faixa de abertura e já conquista de primeira, com a beleza de seus versos e uma melodia envolvente, um bolero que passou por um upgrade e ganhou contornos mais modernos.
Em “Pontual”(ouça no player abaixo), sua veia pop é acentuada e a letra tira onda com o próprio atraso para uma sessão de cinema, uma das canções mais grudentas (no bom sentido) do disco.
Na comovente “Do amor”, Tulipa brinda o ouvinte com todo seu virtuosismo vocal, esbanjando talento e uma sensibilidade ímpar. Começa bem sutil, vai se encorpando aos poucos, criando uma progressão que se intensifica até sua voz envolver tudo, por completo, para finalmente se dispersar vagarosamente, restando apenas o silêncio no final... De arrepiar!
“Pedrinho” é um dos grandes momentos do disco, com sua letra de tom lúdico, mas com uma malícia mal dissimulada, enquanto a música apresenta arranjos intrincados, cheios de experimentações, que vão se revelando aos poucos, em audições mais atentas.
Vale ainda destacar “A ordem das árvores”, onde há predominância de climas setentistas, que remetem a Gal Costa, quando ela era uma das cantoras mais relevantes daquela época, e “Só sei dançar com você”, faixa que fecha o álbum em grande estilo, na qual faz um belo dueto com Zé Pi (Druques).
Muito bem acompanhada por uma banda consistente, composta por seu irmão Gustavo Ruiz no violão e baixo, participações de Luiz Chagas, seu pai, guitarrista da cultuada banda Isca de polícia, que acompanhava Itamar Assumpção. Completam a formação Dudu Tsuda (piano), Duani (bateria) e Márcio Arantes (baixo e ukelele)
Participações de vários nomes que estão despontando na atual cena emepebística, como as cantoras Céu, Thalma de Freitas, Anelis Assumpção, Tiê, Mariana Aydar, Iara Rennó e Juliana Kehl; do pianista Donatinho, do baterista e percussionista Stéphane San Juan (Orquestra Imperial), de Kassin , Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro) e Leo Cavalcanti, enriquecem este debut e contribuem para colocar Tulipa como uma forte candidata a revelação do ano, com uma carreira promissora pela frente, que se depender de seu talento, não será efêmera, será muito duradoura.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Kings of Leon também confirma presença no SWU

Essa notícia ainda não está no site oficial do SWU mas foi publicada no site Vírgula do UOL.
O Kings of Leon, que já esteve no Brasil em 2005, numa edição do Tim Festival que teve entre outros nomes The Strokes e Arcade Fire, volta ao país para se apresentar no Festival que promete agitar a pacata cidade de Itu, no interior de SP.
É a grande chance da banda se redimir da apresentação fria que fizeram na última vez que estiveram por aqui, apesar do local não ter contribuido muito, com a péssima acústica do estacionamento do Anhembi, além do som parecer sair de um radinho de pilha...Algo inconcebível para o público que pagou ingresso e no mínimo merecia uma qualidade muito melhor e com muitos decibéis a mais.
Mas vamos aguardar e torcer para que novas atrações do SWU sejam confirmadas, quem sabe teremos também bandas que voltaram recentemente a fazer shows, como o Soundgarden e o Pavement.
Não custa sonhar...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Devo lança novo álbum - Something for everybody


Os tiozões do Devo estão de volta com um novo álbum de estúdio, o nono de sua carreira, e parece que não envelheceram nadinha, considerando que faz 20 anos que a banda gravou seu último disco.
Something for everybody traz 12 músicas inéditas, que foram escolhidas pelos fãs da banda através de votação on-line, dentre as 16 novas que eles apresentaram, .
A espera valeu a pena, pois logo na introdução da primeira música, Fresh (a mesma que eles tocam neste vídeo no Programa do David Letterman) já dá para sacar que é o velho Devo em ação. Das batidas frenéticas aos efeitos eletrônicos e os vocais esquizofrênicos, eles usam a fórmula que fez deles um ícone da New Wave.
Isso que é envelhecer com dignidade...
Ouça o disco completo no myspace oficial deles e boa diversão.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Confirmadíssimo - Pixies no Brasil em outubro


E o que era apenas especulação agora se concretizou.
Os Pixies vem ao Brasil pela segunda vez, mais precisamente à cidade de Itu, que sediará um mega festival chamado Starts with You ou simplesmente SWU.
Era para ser a versão brazuca do Woodstock festival, mas não foi autorizado o uso do nome, então a organização optou por usar outro.
Serão 3 dias de festival, de 09 a 11 de outubro, com aproximadamente 60 atrações, 3 palcos e uma tenda eletrônica, área para camping com capacidade para 8 mil barracas, 30 mil vagas de estacionamento e público estimado em 250 mil pessoas.
Além do Pixies, estão confirmadas as seguintes atrações: Dave Matthews Band, Incubus e Linkin Park.
Outros grupos que estão sendo cotadados para tocar no SWY são Rage Against the Machine, Foo Fighters e Smashing Pumpkins.
Pode ir reservando a grana, porque esse Festival vai ser um daqueles imperdíveis.
Na próxima semana será divulgado o valor dos ingressos. Aguardem!
Enquanto isso, deixo o vídeo do show que fizeram no final de maio em Barcelona, no Primavera Sound, com "Where is my mind". É de arrepiar...

sábado, 12 de junho de 2010

Diretamente de Detroit Rock City, The Muggs

Eis uma descoberta um pouco tardia de minha parte, mas ainda em tempo de recomendá-la aos leitores do Miscelânea Pop ávidos por bandas novas mas que fazem um som rebuscado, reverenciando grupos do final dos anos 60 e começo dos 70: The Muggs.
Surgido em Detroit, que vem sendo chamada de a “nova Seattle”, por ter a maior concentração de bandas por metro quadrado na atualidade, tendo como principal expoente o White Stripes, mas com uma infinidade de grupos menos conhecidos, mas que fazem um rock visceral e garageiro de primeira, como Detroit Cobras, Dirtbombs, Von Bondies, Soledad Brothers, The Sights, entre muitos outros.
E isso não é um fenômeno recente, considerando que a cidade industrial de Detroit foi o berço de grupos seminais, como The Stooges, MC5 e Alice Cooper, além de sediar a emblemática gravadora Motown, responsável por lançar grandes artistas da Soul Music norte-americana.
The Muggs é um Power-trio formado por Danny Methric (guitarra/ voz) Tony DeNardo (baixo) e Matt Rost (bateria) que se destaca entre as bandas garageiras da cidade, por esbanjar competência instrumental e por ostentar um vocal marcante, que chega a impressionar pela alta qualidade.
The Muggs é o disco de estréia da banda, gravado em 2005, e “On with the show” é o seu sucessor, lançado em 2008, ambos ótimos, recheados de poderosos riffs de guitarras, solos na medida certa, indicado para quem gosta de Blues Rock e Hard Rock old-school.
Como reconhecimento por sua música que remete aos grandes grupos do gênero, The Muggs chegou a abrir shows de bandas clássicas, como Mountain, Ten Years After, Glen Hugghes (Deep Purple/Black Sabbath), Cactus, entre outros medalhões.
Ouça “Should’ve learned my lesson”, faixa do primeiro disco deles, e sinta o poder de fogo dos caras.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Programa 16 (12/06/2010)


MusicPlaylistRingtones
Music Playlist at MixPod.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Novo do Mombojó para download

Hoje é o dia do lançamento de "Amigo do Tempo", o terceiro álbum da banda pernambucana Mombojó.
Este é com certeza, um dos lançamentos nacionais mais aguardados de 2010, e o Miscelânea Pop vai ter o cuidado de ouvi-lo atentamente, para publicar uma resenha com as impressões deste novo trabalho da banda.
Por enquanto, fiquem com o disco, que contém 11 faixas e pode ser ouvido ou baixado gratuitamente no site da banda, que você pode acessar clicando aqui
That's all, folks!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Promoção encerrada - Lista dos ganhadores

Está encerrada a promoção Fique em dia com a rebeldia, valendo 3 CDs de Ciro Pessoa.
Segue abaixo o nome dos (as) sortudos (as) que foram contemplados com o prêmio.

  • ANGÉLICA
  • FICO EM SILÊNCIO NO MÍNIMO UMA HORA POR DIA
  • MARIANA RIOS
  • Ouço ao menos uma vez por semana "Are you experienced" de Jimmy Hendrix. Ali está a essencia de toda rebeldia sonora.
  • AUGUSTO
  • Para manter a minha rebeldia em dia , sou absurdamente, excessivamente, despropositadamente generoso e gentil.

Se você for um dos ganhadores, favor responder ao e-mail que enviamos, nos informando os dados para o envio.
Congratulations!!!