sábado, 18 de julho de 2009

Conheça Rafael Castro e os Monumentais


Todo mundo precisa conhecer Rafael Castro. Foi a conclusão que cheguei ao conhecer o trabalho desse artista altamente prolífico, oriundo da improvável cidade de Lençóis Paulista.
O cara é uma verdadeira usina de criação, já tem 8 discos gravados em apenas 3 anos e eu nunca sequer tinha ouvido falar dele.
Deixando de lado a minha desinformação, antes tarde do que nunca.
Suas músicas transbordam deboche, ironia afiada, humor inteligente e poesia marginal. E ele ainda consegue transitar com desenvoltura do Rock ao Brega, subverter o Blues e compor Sambas tortos.
Carrega em seu gene musical um pouco de Sérgio Sampaio, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Roberto Carlos (das antigas), Eduardo Dusek, Mutantes, Raul Seixas entre outros figurões que injetaram uma dose de veneno anticaretice na música popular brasileira.
Mas não vá pensando que ele é uma cópia barata desses nomes. Rafael Castro tem muita personalidade, soube absorver bem e diluir melhor ainda todas essas influências, cunhando um estilo próprio, bem peculiar.
Chama a atenção o nome de algumas músicas, como “Fobia aguda de pessoas que batucam mal”, “Vou te encher de birinight”, “Olha aqui! Vou pular da janela” e “Silvio Santos para Presidente” (ouça no player abaixo), que se não te agradarem, ao menos vão te deixar bem curioso para ouvi-las.

Se depois de tudo o que você leu aqui, ainda não teve vontade de conhecer o trabalho de Rafael Castro, desculpe, mas você merece mesmo é ficar com as atrações do domingão do Faustão.
Ouça na página dele no myspace ou então baixe na LastFm

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo o som do Rafael Castro e os Monumentais. Ele me lembrou bastante o Eduardo Dusek do início de carreira, a voz é idêntica, mas, sem ser apenas mais uma copia barata. Valeu pela indicação.
    Abraço!

    ResponderExcluir