sábado, 21 de dezembro de 2013

Os 10 melhores álbuns nacionais de 2013

O ano de 2013 está em sua reta final e não param de pipocar lançamentos. Como já é tradição neste blog, vamos listar os 10 melhores álbuns do ano, com uma provável repescagem de títulos que acabaram ficando de fora, mas que ainda estão na fila para serem ouvidos. Procuramos fugir de obviedades, como Clarice Falcão e Marcelo Jeneci, pois teve coisa muito mais bacana lançada nesse ano, que está sendo solenemente ignorada pelos sites e blogs mais antenados da web.

10 - Do Amor - Piracema
Gravado em um sítio no interior do Rio de Janeiro, o segundo trabalho da banda carioca Do Amor explora ainda mais a diversidade de ritmos, como o rock, carimbó, folk, cumbia, dub e o escambau. O resultado é um álbum interessante e multifacetado, que peca somente pelo excesso de composições, são 18 faixas, que se fossem enxugadas para umas 13, certamente seria um trabalho bom do começo ao fim.

09 - Garotas Suecas - Feras Míticas
Se em Escaldante Banda, o álbum anterior do quinteto paulistano Garotas Suecas, ficou evidenciado o potencial da banda para criar canções com uma pegada mais animada e dançante, flertando com a Soul Music, Tropicalismo e aquela MPB sacolejante, neste 2º álbum eles investem em melodias mais elaboradas, canções menos dançantes mas carregadas de belas harmonias, como A Nuvem e Roots are for trees e New Country, mas sem abrir mão das temas mais festeiros, como LA Disco e Bicho.

08 - Combo X - A Ponte
O legado do Manguebeat ainda hoje é sentido em trabalhos incríveis de artistas pernambucanos, cada qual se enveredando por diferentes estilos. Mas neste disco lançado por Gilmar Bola 8, percussionista da Nação Zumbi, é que há uma maior proximidade daquele estilo musical surgido em Recife nos anos 90, quando ousaram misturar maracatu, côco, rock, dub, psicodelia e o que mais fosse captado pelas antenas parabólicas de Chico Science e seus camaradas. Neste projeto, Gilmar recrutou uma rapaziada de talento, como BID, Thalma de Freitas, Kassin, Buguinha Dub e Marechal, mostrando que o mangue continua fértil.

07 - Apanhador Só - Antes que tu conte outra
Diferentemente do álbum de estreia, os gaúchos do Apanhador Só resolveram fazer um trabalho mais denso e ousado, que evoca diferentes sensações,  e promove uma verdadeira desconstrução sonora em relação ao seu elogiado debut. Felizmente o resultado acabou sendo compensador, apesar de ser um disco difícil, que vai conquistando o ouvinte aos poucos, daquelas obras que se tornam mais aprazíveis a cada nova audição. É um disco que faz mais sentido se ouvido na íntegra, mas as faixas "Despirocar" e "Líquido Preto" merecem destaque.

06 - Stela Campos - Dumbo
Este entrou na lista aos 45 minutos do segundo tempo. Lançado em novembro, Dumbo é um apanhado de canções órfãs de Stela Campos, que por algum motivo ficaram de fora de seus álbuns oficiais. O que chega a ser uma tremenda injustiça, pois no repertório da cantora há belíssimas canções, que trafegam entre o folk, psicodelia, rock alternativo, tudo com o toque de qualidade que faz de Stela Campos uma das artistas mais talentosas do underground nacional das últimas décadas.

05 - Sentimento Carpete - Sentimento Carpete
Este quarteto de Santo André é uma grata surpresa que surgiu em um momento em que várias bandas apareceram e estão agitando a cena roqueira no ABC paulista. O som é direto e o papo é reto, afinal é assim que o Punk Rock tem que ser, mas o diferencial da banda são os temas irreverentes, que vão de bairrismos dos personagens folclóricos Andreenses, futebol, astros pornôs, putaria e diversão. Se você curte Ramones, Os Replicantes e Ultraje a Rigor, ouça sem medo de ser feliz.



04 - Cérebro Eletrônico - Vamos para o quarto
O Cérebro Eletrônico chega a seu quarto álbum, em que exibem todo seu talento criativo, soando menos pop e mais experimentais do que em seus trabalhos anteriores. Gravado em apenas 3 dias em um sítio na cidade de Bragança Paulista, a banda mergulhou de cabeça em texturas psicodélicas e outras viagens que incluem mitologia, misticismo, tecnologia e outras pirações. Mas em meio a essa "brisa", há alguns temas mais radiofônicos, como "Não bateu nosso santo" e "Oh my Lou".

03 - As Radioativas - Cuidado Garota
Cinco garotas que tem em comum o gosto pelo rock'n'roll dos anos 60 e 70, mesclando em sua música referências que vão de Ramones a Rolling Stones, com grande influência de bandas femininas, como Runnaways, L7, Hole, Mercenárias, entre tantas outras, que se revelam a cada faixa deste debut, lançado pela Baratos Afins. São 10 faixas que transpiram a mais pura essência rocker, em riffs matadores, letras que exaltam a diversão e a libertação feminina.

02 - Porcas Borboletas - Porcas Borboletas
Os mineiros do Porcas Borboletas lançaram seu 3º álbum, discretamente, sem causar muito alarde, e como todo bom mineirinho com fama de "Come quieto", os caras cometeram um dos melhores discos do ano, mas que permaneceu lá, "escondidim", proporcionando prazer aos poucos ouvintes que se aventuraram a embarcar nessa vibe. Lampejos da vanguarda paulistana, rock oitentista que remete aos Titãs, Leminski musicado, Bowie reverenciado e uma divertida constatação de que todos estão pensando em sexo. Bão dimais da conta!

01 - The Baggios - Sina
Em seu segundo álbum de estúdio, o duo sergipano The Baggios conseguiu aprimorar ainda mais sua sonoridade calcada no blues rock, fazendo incursões pelo xote, folk, alçando voos ledzeppelianos.O vocal de Julio Andrade em alguns momentos parece se inspirar em Raul Seixas, sem receio de negar a influência. Com isso, a banda cria uma identidade própria, que afasta de vez a comparação com o White Stripes, e se consolida como uma das bandas de rock mais relevantes da atualidade no Brasil.

2 comentários:

  1. The Baggios é foda! Melhor do álbum Sibna: "Salomé me disse". Com pegadas de Alçeu Valença e Raul, eu recomendo!

    ResponderExcluir