domingo, 17 de janeiro de 2010

Lulina apresenta seu universo particular em Cristalina


Quando pensei que o ano já tinha terminado, depois de publicar aqui as minhas listas de melhores do ano e da década, eis que acabei descobrindo “Cristalina”, o álbum lançado por Lulina, cantora e compositora natural de Olinda (PE), que atualmente vive em São Paulo.
Seria uma tremenda injustiça não comentar sobre esse, que é sem dúvida, um dos mais excitantes lançamentos de 2009. Cristalina é uma compilação na qual Lulina regravou 18 canções de seus vários despretensiosos álbuns caseiros no melhor estilo lo-fi, que aqui ganharam novos arranjos, com acompanhamento de uma banda e uma produção mais lapidada.
Resultado: Um disco encantador, para se ouvir atentamente, pois a qualquer momento os versos irônicos, cantados com sua voz suave e deliciosamente carregada de sotaque, podem provocar vários sorrisos de satisfação.
Mas não se deixe enganar pela doçura de suas canções que beiram o lúdico, algumas chegam até a parecer inocentes cantigas infantis, mas que numa audição mais atenta revela sua faceta irreverente, com referências à cachaças exóticas, orgasmos múltiplos, ETs, minhocas que fazem cócegas em cadáveres, bolhas na pleura entre outras curiosidades bizarras.
Esse universo tão particular, chamado Lulilândia, ainda explora outros temas, como os prazeres de dormir e de sonhar, abordado em várias músicas (Bichinho do sono, Narcolepsia e Música para colocar naquele som com despertador), a imaginação infantil em “Do you remember Laura?” e abusa do humor mórbido em Jerry Lewis.
O lirismo encontra espaço nas faixas “Nós” e “Mi gustar musga” que são algumas das mais belas canções do disco.
Em “Balada de paulista”, Lulina tira onda com o jeito de falar tipicamente paulistano num dos refrões mais chicletudos dos últimos tempos. Já a letra de "Bosta Nova", faz uma interessante abordagem sobre a euforia e a esperança que acomete as pessoas na virada do ano – “...Vou explodir de tanta alegria, vou explodir de tanta hipocrisia/...vou me embriagar com Sidra Cereser, vou tirar as passas do arroz e venha o que vier...”
Esse foi o meu hino para o reveillon de 2010... E Cristalina se tornou a minha trilha sonora nesta transição de década. Um disco irresistível e viciante, de alto teor Pop, que conquista a cada audição e que certamente merecia estar na minha lista de melhores do ano, não fosse esse meu “Delay"...
Ouça Cristalina e emocione-se de maneira diferente a cada uma de suas 18 faixas, no myspace ou baixe na Tramavirtual.
Vale também fazer um tour virtual pela Lulilândia, clicando aqui e "quando menos esperar, vai se apaixonar"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário